O Sindicato Nacional dos Servidores do Ministério das Relações Exteriores (Sinditamaraty) foi criado em 14 de setembro de 2009. Com sede e foro em Brasília-DF, o Sinditamaraty é uma entidade representativa de todos os servidores do quadro permanente do Ministério das Relações Exteriores - MRE, integrado pelas carreiras de assistente de chancelaria, diplomata, oficial de chancelaria e servidores do PCC/PGPE.

A entidade sindical tem como principais objetivos a defesa dos interesses dos servidores do MRE, a luta pela melhoria das condições de trabalho e a valorização do Serviço Exterior Brasileiro.

Como interlocutor da categoria, o Sinditamaraty integra a Mesa Nacional de Negociação Permanente da Secretaria de Relações de Trabalho do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão e, além de participar, de modo exclusivo, das negociações de temas afetos aos servidores representados, acompanha e articula a defesa de temas de interesse da categoria perante os poderes Executivo, Legislativo e Judiciário. Atua, ainda, em colaboração com outras entidades do movimento sindical, em especial, com a Nova Central Sindical de Trabalhadores, da qual é entidade filiada.